domingo, 21 de setembro de 2014

A tragédia da cegueria - Jo.9


André Filipe Aefe Noronha

Ensaio sobre a cegueira é uma ficção de José Saramago, que nos apresenta um cenário trágico causado por uma cegueira universal, e nos mostra as misérias que podemos fazer quando não somos vistos. Certamente, a deficiência que é alvo da crítica de Saramago não era a cegueira física. Jesus Cristo nos ensina qual é essa trágica cegueira.
Jesus havia curado um cego no dia de sábado, e segundo as regras criadas pelos fariseus, através de uma distorção da lei de Moisés, eles desejavam condenar Jesus. Os fariseus criaram um tumulto em torno do cego, impondo medo sobre os discípulos de Jesus (v.22), além de lançarem terríveis injúrias contra o próprio cego (v.28,34). Embora não fossem cegos, os fariseus não conseguiam enxergar quem era Jesus. Mais do que ninguém, a eles tinha sido dada a Lei de Moisés, que testemunhava de Jesus e do Filho do homem que restauraria a vista aos cegos (v. 40-41). Mas eles não enxergaram Jesus e o viam como uma ameaça ao seu poder. Quão terrível é a cegueira espiritual!
Mas quantas bênçãos traz Jesus àqueles que O conhecem! O cego deste texto era um pobre coitado, abandonado pela família (v.21-22), desprezado pela sociedade (v.8-9), um mendigo em torno do tanque de Siloé. Mas, vestido de urgente misericórdia, Jesus nos ensina que não existe dia de descanso para a compaixão e a evangelização (v.4). Jesus cura aquele pobre homem no sábado, restaurando sua visão.
Aquele homem teve sua vida radicalmente transformada com um encontro com Jesus. Então, quando Jesus é acusado de pecador pelos fariseus, o ex-cego, que era um desconhecedor da lei, dá um lindo testemunho da manifestação da Obra de Deus (v.3): “Não sei se Ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” (v.24).
Mas Jesus, em sua completa compaixão, não o deixou sem conhecê-lO completamente. A sua visão ainda era parcial. Para aquele ex-cego, Jesus ainda era apenas um profeta (v.17). Finalmente, Jesus se revela a Ele como o Filho do homem, e o ex-cego passa a ver além do que os olhos dos fariseus poderiam ver. Ele passa a crer em Jesus Cristo: “‘Senhor, eu creio’. E o adorou” (v.38).
Há um mundo mergulhado em trevas que não consegue vislumbrar a glória do Filho do Homem. Esta é a mais trágica de todas as cegueiras. Mas Jesus, a luz do mundo, enquanto é dia, não descansa para alcançar seu coração através de sua Palavra. Creia em Jesus, a luz do mundo.

Nenhum comentário: