quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Para ler no natal

Por George Gonsalves

Está chegando o natal! Ótimo momento para leitura. Vale a pena separar um tempo na correria do fim de ano para leituras edificantes. Indico algumas páginas sobre o natal que me fizeram refletir nos últimos anos: 

MATEUS 2:1-12 e LUCAS 2:1-20
      Evidentemente, a leitura dos evangelhos está em um nível completamente diferente de importância. Trata-se da narrativa do próprio Deus sobre a vinda de Cristo ao mundo. Em Mateus, temos a narrativa da enigmática visita dos magos ao menino Jesus, os quais foram guiados por uma estrela.
       Em Lucas, lemos a mais detalhada narrativa sobre o nascimento de Jesus: desde o anúncio dos anjos aos pastores, até a visita destes à manjedoura. O trecho é um dos que mais amo da Bíblia.
        A leitura destes textos é suficiente para plena edificação da alma na época natalina.     

A POESIA DO NATAL - ANTOLOGIA 
Autores: vários

     Organizado por Sammis Reachers, trata-se de uma antologia de poemas natalinos escritos por autores evangélicos brasileiros e portugueses como Gióia Júnior, Joanyr de Oliveira e Israel Belo de Azevedo. Tive a honra de ter um poema de minha autoria incluído: Noite de natal, noite sem igual.
     Encontramos nestes versos um pouco da essência do natal para um cristão: um momento para refletirmos sobre o significado da encarnação de Jesus. Encontra-se disponível para baixar gratuitamente em:


UM CÂNTICO DE NATAL
Autor: Charles Dickens
       Escrito por um dos maiores romancistas ingleses, a obra traz a história de Ebenezer Scrooge, um velho avarento e que odeia o natal, mas que é levado a repensar suas atitudes ao se encontrar com o espírito de seu falecido amigo.
Talvez uma palavra que descreva bem o livro é redenção. As vívidas cenas das famílias reunidas na noite de natal me tocaram profundamente.

CARTAS NATALINAS
Autor: Rainer Maria Rilke

       

        O livro reúne cartas que um dos maiores poetas alemães, escreveu para Sophie, sua mãe, de 1900 a 1925. As linhas são belas: cheias de ternura e fé. Na carta escrita em 1910, Rilke diz: “isso é Natal, sentir no peito uma vez ao ano a expectativa, a esperança inabalável, de que o adulto, ora vigorando em nós, nos quer surpreender, não um pouco, não, muito, com o infinito”.



MISTÉRIO DE NATAL
Autor: Josten Gaarden
         Bela fábula contada pelo autor de O mundo de Sofia. Através de um calendário mágico há uma viagem no tempo e no espaço até chegar ao dia e lugar onde Jesus nasceu. Li no ano passado com meus dois filhos, e viajamos juntos nesta interessante história.    

A ÁRVORE DE NATAL NA CASA DO CRISTO
Autor: Dostoievski
             Emocionante. Li este pequeno conto há vários anos e nunca o esqueci. O grande escritor russo faz uma denúncia social sobre a desigualdade entre os homens, ao mesmo tempo em que nos faz pensar sobre a providência e o amor de Deus, muitas vezes ocultos aos nossos olhos.    

Nenhum comentário: