segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Leopoldo e seu Pastor - um devocional em três atos


Devocional I: “Leopoldo e a atenção pastoral”

... Leopoldo era um servo de Deus que muito preocupava o seu pastor.
O lado amargo das Escrituras Sagradas era por ele desprezado.
Se por orientação do pastor a igreja Iniciava um jejum, ele discordava e não participava. Dizia que o jejum é prática do A.T.
 Se o pastor levasse na igreja a fazer uma campanha de oração, ele também não participava. Dizia que o Espírito Santo já faz campanha de oração diante de Deus com gemidos inexprimíveis.
... Tudo o que frontalmente opunha-se ao pecado da carne, Leopoldo se mostrava contrário e não participava do combate.
Mas, o Pastor, como um bom observador do rebanho, cuidou logo de achar um método eficaz para que pudesse chamar a atenção daquele líder a fim de que ele mesmo se corrigisse.
E optou em ir visitá-lo, numa dessas horas inimagináveis, como: Minutos antes do culto de gratidão. E assim fez o pastor. Ao chegar de surpresa na casa de Leopoldo, foi entrando sem a mínima cerimônia, pois era conhecido da família.
No entanto, grande foi a sua aflição ao se deparar com a vida licenciosa que Leopoldo levava. A sua devassidão de palavrões, e conduta mostraram-no um libertino.
Então, o pastor entendendo que na verdade, Leopoldo vagueava nas trevas do pecado, o chamou de lado exortando-o sabiamente, orou, e antes de ir para o culto leu para ele o texto que diz:

“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. Porque nos tornamos participantes de Cristo, se tivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.”
Hebreus 3:12-14

... Quebrantado, Leopoldo, após a leitura bíblica, seguiu para a igreja com o pastor.

Devocional II: “Leopoldo! Os Dons são do Espírito Santo.”

... A partir daquele domingo à noite, o pastor passou a dar uma atenção muito especial a Leopoldo.
Sabia que ele ainda precisava de cuidados, iguais aos usados nos hospitais para que o enfermo não enferme mais ainda, mas alcance rapidamente a cura.
Pensando assim, o Pastor de Leopoldo o mantinha de forma firme, porém discreta, sob uma sábia vigilância.
... O passar do tempo fez surgir outros estranhos sinais entre uma e outra atitude de Leopoldo.
Mas ele parecia extasiado, admirado mesmo com os dons do Espírito Santo que nele se manifestavam.
Para ele as manifestações dos dons bastavam, e ele se mostrava publicamente na igreja como se tivesse intima comunhão com Jesus Cristo.
... Mas, mais uma vez, saltava aos olhos do atento pastor que faltava equidade, retidão no agir de Leopoldo, uma preocupante ovelha.
E logo após o Culto da manhã, o chamou no gabinete para uma conversa.
O diálogo iniciado por Leopoldo girou em torno dos dons e o ávido pastor, aproveitou o assunto para falar que independente dos dons, a santidade de cada um será apreciada no último dia por Jesus Cristo.
... Leopoldo ficou como quem desconhecesse que, tendo dons ou não os tendo, para Jesus Cristo, o que contará naquele grande dia será a santidade!
E o pastor completou dizendo para ele o mesmo que disse Jesus:

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Mateus 7:22

... Leopoldo parecia ter tomado conhecimento naquele instante que nesse desfecho Jesus Cristo dá a entender que estar com ELE independe da manifestação dos dons Espirituais.
Mas que estar com ELE dependerá, em muito, se o homem enquanto viveu foi praticante da santidade na terra.
Caso seja ao contrário, continuou lendo o pastor:

“Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim vos que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:23

Devocional III: “Leopoldo se santifica”

... Incansável, o pastor de Leopoldo não lhe dava trégua, sua força estava amparada na certeza do seu chamado; sua arma estava na habilidade com que usava o seu cajado e na forma disciplinadora com que manuseava a sua vara.
Agia com a eficácia de quem amava a Jesus Cristo, e de quem sabia ter sido chamado a apascentar o SEU rebanho.
... No equilíbrio do seu zelo, cuidava das ovelhas sem deixar de buscar Leopoldo que estava se perdendo.
... Leopoldo foi mais um desafio no seu ministério pastoral que de uma forma especial, precisou conhecer a verdade pra ser liberto.
Usando palavras de acordo com Mateus 7:21, ele foi tomando conhecimento de que não serão os que chamam Jesus Cristo de Senhor, que entrarão no céu!
Mas os que fazem a vontade de SEU Pai.
E foi com textos semelhantes que Leopoldo passou a dar importância vital a santificação.
Pois entendera que, fazer a vontade de Deus é definitivamente, não fazer a vontade da carne.
Convencido disto aceitou a idéia de então santificar-se, e se santificou.
E para si tomou como testemunho o versículo que diz:

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

Regina Célia Marques

Nenhum comentário: