sábado, 3 de abril de 2010

O Café e a Vida





A garrafa sobre a mesa sempre indica um café novo e quentinho. Minha mãe pega uma pequena xícara, abre a garrafa e com muita vontade, degusta o café: "Que horror! Isso não é de hoje!" .O cheiro, o sabor, a temperatura, não eram agradáveis. O destino do escuro liquido só podia ser o ralo. "Café de ontem, não serve para o dia seguinte."

Esse episódio, me fez refletir a vida associando-a a um café. Sei! Ela é muito mais que isso, é verdade! Mas, como se assemelha o fato de termos que renovar relacionamentos, conhecimentos, sentimentos e tantas outras coisas... ao fato de se querer sempre o melhor e o mais novo café.

Quem aprecia café deseja-o: novinho, quentinho, cheiroso, gostoso, "no ponto". Pode-se requentar vários alimentos sem prejuízo ao paladar, mas o café... as empresas que o comercializam iriam a falência por não oferecerem aos seus clientes um café do dia. Falo do café pronto, não dos grãos ou do pó que duram meses se bem condicionados.

"Café velho, não serve para o dia seguinte."

Há uma famosa frase que afirma: "Temos que matar um leão por dia". Particularmente, acho, que isso acabaria com a cria. Declarada a extinção, o que fazer com a renovação? Prefiro a comparação do café renovado à do leão assassinado. É assim que Deus age, renovando a vida no planeta a cada manhã, porque Sua misericórdia não tem fim (Lm 3:22,23). É! Ele "renova o café".


Cada dia surge como um renovo, como uma xícara vazia, esperando o preparo de um quentinho e delicioso café! HOJE é o melhor dia para amarmos, sermos felizes e fazermos os outros felizes. Será que há algo assim em nossas vidas? Com gosto de café velho? "Café velho, não serve para o dia seguinte" que tal a renovação?

Wilma Rejane

Nenhum comentário: