sábado, 10 de outubro de 2009

Crianças Feiticeiras- Parte II





Mary Sunday, sua triste história, virou filme.

Milhares de crianças acusadas de feitiçaria por pastores carismáticos na Nigéria, são mortas ou torturadas em horríveis cerimônias de excomunhão, muitas vezes por seus próprios pais.Mary Sunday, de 9 anos, durante uma cerimônia religiosa em uma igreja pentecostal foi identificada como feiticeira por uma pregadora. Seus pais a acusam de ter matado sua irmã mais nova, por isso jogaram soda cáustica quente sobre sua cabeça e corpo, depois a abandonaram na floresta.

Crianças como Mary são resgatadas e levadas para um local seguro, administrado por uma instituição de caridade local, a Child Rights Rehabilitation Network (Crarn), presidida por Sam Itauma. A instituição de caridade recebeu ameaças, o orfanato foi atacado e ele não pode mais aparecer em público. “Eles agora querem reprimir nossas atividades para que não façamos campanha contra suas ações e vão continuar com suas atividades nefastas em nome de Deus. Tenho que ser muito cuidadoso porque minha vida está sob ameaça.”


"Nós não somos feiticeiras" dizem os cartazes

Sam Itauma não pretende abandonar a luta. Na semana passada, ele conta, um menino de 9 anos, Nwanakwo, morreu no hospital depois de ter sido “banhado em ácido” por seu pai.Ele quer ter certeza que a nova legislação que proíbe a estigmatização de crianças como feiticeiras seja reforçada e que pastores que foram presos e depois liberados sob fiança, e pais que abusam seus filhos, sejam processados.

Um relatório recente da ONU explica que o abuso de crianças ‘feiticeiras’ é comum em países onde a estrutura social tradicional entrou em colapso, onde mortes súbitas são comuns e onde há pouca perspectiva de uma vida melhor.Cada vez mais, mulheres idosas e crianças são acusadas pelas doenças e mortes em suas famílias na África, mas também na Índia e no Nepal.

O filme ‘Saving Africa’s Witch Children’ (Salvando as crianças feiticeiras da África):


Crianças resgatadas e abrigadas pela instituição de caridade (crarn) presidida por Sam Itauma

Um documentário premiado, com direção do holandês, Joost Van der Valk e do britânico Mags Gavan, enfoca a situação de crianças acusadas de serem feiticeiras na Nigéria. O filme, trouxe mudanças positivas, mas também muita tensão na comunidade.

Itauma diz que, em consequência do filme - que não foi exibido na Nigéria -, autoridades locais introduziram educação secundária gratuita em seu estado, localizado no delta do Níger, uma região rica em petróleo; o governador assinou a Lei de Direitos da Criança e o orfanato está prosperando.”Agora não é mais permitido chamar uma criança de feiticeira e muitos pastores foram presos em consequência do filme. Também foram feitas muitas doações para uma ONG local, que foram usadas para melhorar as acomodações das crianças no orfanato que as abriga.”


Gerry tem 8 anos. Seu pai, após perder o emprego, o acusou de bruxaria. Derramou gasolina sobre Gerry, depois tocou fogo.

A atenção gerada pelo documentário, no entanto, não agradou a todos na comunidade, diz Sam Itauma. ”Muitas pessoas acham que nós não apresentamos a Nigéria de uma boa maneira e contribuímos para uma imagem negativa do país, mas não podemos esconder a situação, temos que abordá-la.”Os produtores do filme planejam uma sequência e esperam poder mostrar esforços positivos para proteger os direitos das crianças nigerianas no estado de Akwa Ibom.


Udo, de 12 anos (com o braço ferido). Foi atacado por religiosos.

Por: Wilma Rejane
Fonte: rnw
channel 4
A Tenda Na Rocha
Fotografias: Robin Rammond

2 comentários:

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Os verdadeiros homens de Deus, Pentecostais, cheios do Espírito Santo(é desses que a Africa precisa) são perseguidos e neutralizados em todo o planeta.

Em seu lugar forjou-se uma classe chamada Neo-pentecostais(como os da IURD)que não desfazem as obras do diabo, apenas as espalham!

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Pesquise e poderão ver que, estes, tem o apoio da ONU!