domingo, 11 de outubro de 2009

O amor entre homem e mulher

O amor entre um homem e uma mulher no grego é eros. Infelizmente no português utilizamos amor para designar todos os tipos de amor, como o amor por objetos, por animais, por pessoas, tanto de forma fraternal, conjugal, sexual, quanto por Deus, por programas de TV, como se fosse exatamente a mesma coisa.

Essa palavra eros não significa necessariamente o amor sensual que se concretiza de forma sexual. Na verdade esse tipo de amor sensual é o amor eros-vênus que dentro do casamento heterossexual apenas é pecado se praticado de forma isolada, com outra pessoa (fora do casamento, ou apenas no pensamento) ou de forma que submeta a pessoa a um sentimento ruim de opressão ou violência.

Mas o eros, que até agora não expliquei é muito bonito. Já senti esse tipo de amor e vou sentir várias vezes. E acredito que esse amor é tão importante que pretendo guarda-lo o máximo que conseguir para uma só pessoa. E não fico triste por isso, na verdade o sentimento é que cada vez mais estou mais próximo de concretizar isso.

Torno a lembrar que não estou falando de sexo, estou falando de amor. Esse amor eros todavia é pequeno perto do amor que Deus tem pela humanidade, por todos, por mim. Esse amor que Ele tem é eterno, é forte, é paciente, é uma beleza de amor. Não se mede, porque é grande demais para ser medido. O eterno não possui começo ou fim. O eterno é eterno.

Assim, à medida que espero vou aprendendo a transformar meu simples e pobre amor eros, no amor de Deus (ágape) que é um amor bem melhor que isso que sinto. Assim, à medida que me entrego ao amor de Deus, Ele cuida de todas as minhas necessidades, Ele prepara a pessoa que só Ele tem guardado para mim. Existe coisa melhor que isso?


Nenhum comentário: