terça-feira, 21 de outubro de 2008

Reflexões sobre o Salmo 15


"Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?

O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração fala a verdade; o que não difama com a sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por despresível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado".

(Almeida Revista e Atualizada)

Em um tempo em que tantos crentes estão tendo dificuldades emocionais é importante estudar com cuidado esse Salmo para descobrir o que nos conserva estáveis e emocionalmente saudáveis: a comunhão com Deus, comprovada pelo viver diário.

Neste Salmo Davi descreve o caráter do ser humano qualificado para ser cidadão dos céus.

Começa fazendo duas perguntas importante sobre a comunhão com Deus, interrogações paralelas e sinônimas, respondidas nos versículos seguintes por uma descrição de onze características de alguém justo, que é correto em ação, palavra, atitude e finanças.

Davi responde de forma pormenorizada a essas perguntas da pessoa que pode entrar em comunhão com Deus, faz descrição de forma positiva e negativamente, pois a retidão abrange não somente o que alguém faz, mas o que também evita fazer.

Quem controla-se tem tem o direito de morar no Templo do Senhor. Tal qualidade não inerentes ao ser humano, é concedida através da nossa disposição em ouvir o Espírito Santo. Somente os que assimilam a retidão de Cristo, registrada nas Escrituras Sagradas, podem preencher todas essas exigências e receber a honra de ser hóspede de Deus - 2ª Corintios 5.21; 1ª João 3.7.

E.A.G.

Nenhum comentário: