domingo, 22 de junho de 2008

Um Evangélico numa livraria Católica


Saí do meu curso de Web Design um pouco mais cedo (hoje tinha uma feira de técnicos em informática) procurava uma devida loja de informática para comprar o Pen Drive de 2gb pro meu pai. Passei na Livraria de Cultura Cristã (Evangélica) para comprar um livro pro meu amigo aniversariante André, procurei, procurei e acabei comprando o livro que ia comprar mesmo: A Oração de Jabez, um livro que me ensinou uma oração poderosa e muito simples. Oração esta que é um segredo da minha vida espiritual e material.

Depois passei na loja de informática comprei o bendito Pen Drive e bem estava já a caminho de casa. Quando passo em frente a uma Livraria de Cultura Cristã (CATÓLICA) Nossa Senhora Aparecida. Pensei: Entro, não entro? Entro, não entro? Entrei... Logo na entrada pude observar as imagens, quadros e tudo mais (meu senso comum já disse: Idolatria). Porém também visualizei um DVD sobre Cura Interior (opa, isso ta parecendo coisa de crente).

Antes de tudo quero esclarecer meu relacionamento com os católicos, eu sempre tive bastantes argumentos com relação a eles, porém só entrei em uma igreja católica uma vez na vida. Também nunca tinha entrado em uma loja como aquela, embora sempre tivesse muita curiosidade. Assim, já lá dentro comecei a procurar livros do Henri Nouwen e Thomas Merton e de cara encontrei uma sessão cheia de livros da editora Mundo Cristão, também encontrei livros da editora Vida Nova e Atos.

Segundo o vendedor não haviam mais livros do Henri Nouwen, porque tinha se esgotado (nessa semana uma mulher comprou 4 exemplares de A Volta do Filho Pródigo), mas como eu sou brasileiro acabei achando dois: Transforma meu Pranto em Dança (este que já citei aqui e aqui) e também o Crescer — Os Três Movimentos. Depois o vendedor nem sabia direito quem era Thomas Merton, mas acabei achando um livro dele com o nome de Nenhum Homem é uma Ilha (remetendo ao poema inglês John Donne).

Bem quebrei mais um pouco dos meus preconceitos e aprendi bastante lá dentro. Espero voltar lá mais vezes e comprar alguns livros. Cheguei a encontrar Imitação de Cristo em uma versão igualzinha a uma Bíblia. E muito mais coisas. Realmente foi uma boa experiência. A loja tava até tocando música evangélica (porém o vendedor me garantiu que não tinha Cds evangélicos por lá). Será que não tinha mesmo?

v.carlos

5 comentários:

bete p.silva disse...

V.Carlos, que bom que você quebrou mais este preconceito, olha, eu tenho comprado livros ótimos nas Edições Paulinas, aliás, as livrarias católicas oferecem livros de excelente qualidade, e ao contrário das evangélicas, que só oferecem livros de "auto ajuda cristã", técnicas de oração, coisas assim, as livrarias católicas oferecem livros profundos, como Nouwen, Queiruga, Yancey e muitos outros dessa linha. Eles também têm cartões de felicitações ótimos, e no caso da Paulinas, o atendimento das freiras na loja é exemplar.

Sammis Reachers disse...

É preciso muito cuidado com tudo isso. Um delicioso brigadeiro, com alguns grãos de 'chumbinho' dentro, é ainda um delicioso brigadeiro, só que ENVENENADO.

Disse um servo: "Esta onda de ecumenismo, de uma "união" religiosa está cheia de hipocrisia, enquanto nas capitais do Brasil artistas padres propõem o conchavo, no interior padres organizam abaixo-assinados para impedir a entrada de novas igrejas naquelas cidades. A sua proposta de "amor" está condicionada à adesão, caso esta não ocorra eis a rejeição, o escrutínio pessoal dos líderes, depreciação daquelas igrejas, a exclusão mental dos crentes e todo tipo de prejulgamentos.
Cabe agora aos evangélicos se irão querer uma nova inquisição travestida de comunhão, ou seja, estar dentro da barriga do leão. Ou se continuarão avante, lutando teológica e biblicamente, por um evangelho autêntico que transforma vidas; se continuarão afirmando que o único Cabeça da Igreja é Cristo, e não um Papa, sabendo portanto que as igrejas e pastores são independentes e autônomos diante de Deus, de conselhos e hierarquias inventadas e portanto contrárias à Bíblia... A Igreja do Senhor Jesus não é uma instituição em que se nasce nela, mas que se entra nela por meio da fé em Cristo Jesus; ademais a verdadeira Igreja Universal de Cristo não é uma instituição visível e humana e sim composta por todos os salvos desde o Pentecostes até a vinda do Senhor." Pr. Addson Araújo Costa

Conhecendo verdadeiramente as doutrinas, dogmas e tradições católicas, fica clara a suprema, incontornável incompatibilidade entre católicos e protestantes. Ou eles estão certos, e nós errados, ou o contrário. Senhores, senhoras, façam suas apostas!
Não existem meias-verdades.

vitorferolla disse...

É isso aí...

Andreia Silva disse...

rsrsrs é por pastores assim que ainda vemos "guerras santas". tanta gente abrindo o coração e a mente enquanto os líderes se fecham no seu mundinho.
Que pena , triste o seu comentário, ainda mais vindo de um lider , de uma igreja que com certreza, eu como católica , respeito.

Unknown disse...

É claro que vc ia encontrar coisa de crente la dentro, afinal, crente é todo aquele que cre.
e so para lembrar que em relação a musica, existem inumeras musicas que sao passagens da biblia portanto nem protestante nem catolica, e varias musicas que os protestantes(porque evangelicos sao como os crentes, todos aqueles que creem no evangelho)ouvem são de igrejas catolicas, mas como muitos protestantes nunca se quer participaram de uma celebração da santa missa, nao sabem, e dizem que nunca ouviram antes. Mas fico muito feliz por ter gostado mesmo achando que somo idolatras, isso ja seria necessario outro post. Vou com certeza voltar neste blog para esclarecer qualquer coisa que ache cabivel, e sejam sempre bem vindos a qualquer lugar onde as pessoas gostam de denominar como catolico, PAZ e BEM.