sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

VOCÊ É A JANELA DO SEU FILHO - Uma ilustração tocante



O poder que você tem a esse respeito nos lembra a comovente e agridoce história da janela, de G. W. Target:
Havia uma vez dois homens muito doentes no mesmo quarto de um hospital. Um dos homens, como parte de seu tratamento, foi autorizado a sentar na cama durante uma hora à tarde. Sua cama estava perto da janela que dava para o exterior.
O outro homem teve que permanecer deitado de costas o tempo todo, e ambos tinham que permanecer quietos e calmos. Essa foi a razão pela qual eles estavam sozinhos naquele pequeno quarto, e estavam gratos pela paz e privacidade que tinham. Uma desvantagem de sua condição era que não lhes permitiam fazer muitas coisas: eles não podiam ler, não podiam ouvir o rádio, muito menos assistir TV. Eles tinham que ficar quietos.
Então eles conversavam por horas e horas sobre a vida, a família e coisas assim. Toda tarde quando o homem ao lado da janela era levantado, passava o tempo descrevendo o que ele podia ver lá fora; e o outro homem começava a viver durante essas horas.
Da janela, podia-se ver, aparentemente, um lago, onde havia patos, e crianças jogando pão e brincando com eles, e jovens amantes de mãos dadas andando sob as árvores; havia flores e grama, partidas de futebol, pessoas curtindo o sol e, além das árvores, uma bela vista da cidade.
O homem apoiado nas costas ouvia tudo com atenção, aproveitando cada minuto. Chegou ao ponto de quase poder ver o que estava acontecendo lá fora.
Então, uma tarde, quando houve uma espécie de desfile, um pensamento o dominou: Por que o homem tinha que desfrutar perto da janela todo o prazer de ver o que estava acontecendo? Por que ele não podia ter a mesma oportunidade? Ele sentiu vergonha, e tentou não pensar assim, mas quanto mais ele tentava, mais queria mudar para aquele lugar. Não sabia o que fazer. Em poucos dias já estava amargurado. Ele queria estar ao lado da janela. Ele começou a planejar o que fazer, já não conseguia mais dormir bem e se sentia cada vez mais doente, algo que nenhum médico explicava.
Uma noite, enquanto olhava para o teto, o outro homem acordou
tossindo e engasgando; ele estendeu a mão para o botão que faria a enfermeira correr para ajudar. Mas ele assistiu a tudo sem se mexer. A tosse explodiu no escuro sem parar, sufocando o homem; por fim, cessou; o som da respiração deixou ser ouvido. O homem continuou olhando fixamente para o teto.
De manhã, a enfermeira entrou com água para lavá-los e encontrou o homem morto. Eles removeram seu corpo do quarto.
Assim que teve oportunidade, o homem perguntou se eles poderiam mover a sua cama para o lado da janela. Ao fazer isso, eles consertaram também as roupas para fazê-lo se sentir mais confortável, e eles o deixaram sozinho. Assim que eles saíram, ele se apoiou em um dos cotovelos para olhar pela janela. O que ele viu foi uma parede branca.
Esta história ilustra um princípio simples. Muito do seu filho vê, ele o faz através de seus olhos. O que você vê e o que você diz que vê têm muita influência sobre ele. Certifique-se de que ele experimente alguma felicidade, encorajamento, antecipação, alegria e amor.
Com sua ajuda, ele começará a ver tudo isso claramente.


Do livro 504 Ilustraciones Preferidas, de José Luis Martínez

Nenhum comentário: