domingo, 11 de fevereiro de 2018

"Mastigue isso direito, menino!"

Pensando e sorrindo, lembro das muita vezes que minha mãe ou minha avó gritavam essa frase: “mastigue isso direito, menino!”. É claro que elas sabiam que eu estava sempre comendo rápido para poder voltar correndo para a brincadeiras com os amigos ou mesmo para o vídeo-game. O tempo passou, o menino cresceu e se tornou homem, se tornou marido.
Essa semana ouvi uma pergunta que mexeu muito comigo, e dizia o seguinte: “Quanto tempo você tem gasto para fazer uma refeição? Você tem mastigado direito?” Seria rápido e fácil responder de imediato: “estou na correria, não tá dando tempo!” Mas resolvi pensar a respeito e descobri que minha resposta pronta tem tudo a ver com aquele menino que comia correndo para ir brincar. O menino que dificilmente saboreava do delicioso sabor que era a comida da mãe ou da avó.
Então, fazendo uma auto-análise sobre minha vida, me perguntei: “quantas coisas tenho vivido e não tenho saboreado? Quantas vezes estou ao lado da minha esposa e minha mente está no trabalho que eu preciso entregar amanhã? Quantas vezes tenho desfrutado de uma boa música, sem que meus pensamentos estejam ligados ao problema que aconteceu ontem no trabalho? Quantas vezes estou ouvindo um amigo compartilhar um problema, mas meus olhos estão focados no celular? Quanto tempo tenho reservado para estar a sós com Deus? Quantas vezes tenho feito coisas legais, sem me sentir culpado por não estar produzindo ou fazendo coisas que eu “deveria” estar fazendo?
Percebo que a vida anda “tão corrida” que não conseguimos mais desfrutar dos momentos que geram felicidade verdadeira. Realmente não acredito que a felicidade esteja nas coisas materiais ou num futuro que nunca chega, ou mesmo, nos momentos marcantes que vivi no passado, mas SOMENTE no que posso experimentar neste momento, agora, vivendo o PRESENTE.
Posso afirmar que quando entendemos que podemos viver o momento presente, nossa vida se torna um grande presente e todo grande presente gera alegria, sorriso e felicidade verdadeira.
Meu desejo é que você possa saborear com alegria cada momento da sua vida. Ao estar com sua esposa, decida estar só com ela. Ao ouvir um amigo, ouça seu amigo. Ao ouvir uma boa música, desfrute dela. Tenha um tempo para você, sem culpa. Ao reservar um tempo para Deus, esteja só com Ele e desfrute da sua doce presença.
“Mastigue isso direito, menino!”
Deus abençoe grandemente sua vida.

Junior Della Mea
@juniorDellaMea

Nenhum comentário: