segunda-feira, 21 de abril de 2014

Guarde a espada, Pedro!


image

André Filipe, Aefe!

"Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote,, decepando-lhe a orelha direita. (...) Jesus, porém, ordenou a Pedro: "guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu" - Jo.18.10-11.

A gente precisa reconhecer a coragem de Pedro. Não seria qualquer discípulo que, diante de uma escolta de no mínimo 200 soldados romanos e da polícia do Sinédrio, todos fortemente armados, além dos principais membros do Sinédrio prontos para prenderem Jesus, se arremeteria contra o pobre Malco com uma peixeira simples. Pedro se viu encorajado pela autoridade de Cristo que, ao se revelar aos soldados, fez com que toda a milícia romana caísse por terra (Jo.18.6), no Getsêmani. Foi então que Pedro pensou rapidamente: É agora! O Reino do Messias será estabelecido ao dominarmos este esquadrão romano!
A gente precisa entender a mente de Pedro. Os heróis de Pedro eram guerreiros conquistadores como Josué, Sansão, Davi. Pedro ainda não havia entendido que a dispensação dos tempos estava mudando. Pedro cria que, sendo um soldado deste rei, seria como um valente de Davi. Mas Jesus, amorosamente, diz: Pedro, "guarde a espada"! E Ele poderia ter continuado dizendo: "Meu reino não é deste mundo (...) o meu reino não é daqui" (Jo.18.36), por isso, Pedro, guarde a espada! De fato haverá uma grande e terrível batalha, muito mais profunda que esta conquista política contra um destacamento romano. Mas nessa batalha, Pedro, eu vou sozinho. Deste cálice eu beberei sozinho! Mas Pedro, você também participará desta batalha sim: você será um valente de Jesus, mas de um outro tipo de Reino. Você não lutará contra soldados romanos, mas contra principados e potestades; você não lutará com espada, mas com a Palavra de Deus; não será por força nem por violência, mas pelo poder de Deus. Mas isso não será agora, Pedro. Primeiro eu preciso vencer esta guerra para vocês, "acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?" (Jo.18.11). Por isso, guarde a espada, Pedro!
Jesus, amorosamente, corrigirá as feridas causadas pelas ousadias confusas de Pedro, curando a orelha de Malco (Lc.22.51), e finalmente, beberá o cálice preparado para Ele, e vencerá a guerra, e será Rei do seu povo. Futuramente, Pedro entenderá que os tempos mudaram. Será sim um valente de Jesus, e não conquistará territórios, mas corações, e não pela espada, mas pela Palavra de Deus. Guardará a espada e dependerá completamente do poder do Espírito de Deus!
Sempre que, sedentos por um zelo insensato e desejoso de conquistar para Deus por esforço próprio, lembre-se das palavras de Jesus: "guarde a espada, Pedro!"; sempre que a ira insensata tomar nosso coração e nos remetermos contra os ímpios pela força e pela violência, ouça: "guarde a espada"; sempre que o desânimo tomar conta do coração e você se esquecer que o Senhor reina e que a batalha é dEle, lembre-se, guarde a espada, Pedro! Deposite toda a sua confiança no Rei dos reis, no Senhor dos exércitos, viva pelo poder de Deus e arme-se pelo Santo Espírito. Então, guarde a espada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Download captain america 2 : www.captainamerica2thewintersoldier.com/