sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Neemias e as pedras queimadas

Por Marcia Padilha

"Renascerão, acaso, dos montões de pós as pedras que foram queimadas?" - Neemias 4.1-2.

Em determinadas situações nos encontramos como essas pedras queimadas entre os escombros, desiludidas, esgotadas, achando que não serviremos para edificação alguma, nos tornamos ineficazes, impotentes, queimadas pela prova de fogo.

Neemias também reconheceu o problema: "Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos de maneira que não podemos edificar o muro" - Neemias 4.10. Porém, derepente estudando esta passagem, renasce uma esperança e nos vem uma reposta: o templo espiritual do Senhor pode ser reconstruído com essas pedras, é um ótimo material, ao terem sido expostas ao fogo se tornaram mais fortes e valiosas e assim vale a pena continuar a reconstruir os muros.

Vamos aprender com Neemias a utilizar essas pedras queimadas na reconstrução do nosso templo espiritual e ainda sobreviver à guerra em andamento:

1. Lembre-se da grandeza do teu Deus.

"Lembre-se de que o Senhor é grande e temível ..." - Neemias 4.14.

Essa exortação foi suficiente para produzir uma dedicação unânime que levou aquele povo a trabalhar até o pôr-do-sol. As circunstâncias podem mudar, mas o nosso Deus não muda.

Precisamos aprender a confiar em seu poder e em sua grandeza. Geralmente quando estamos desiludidas, machucadas, rejeitamos a ajuda humana, e realmente achamos que ninguém pode nos ajudar. O grande erro que cometemos é que muitas vezes rejeitamos a Deus também, como se Ele fosse o responsável por nos ferir, nos magoar. Precisamos recuperar nossa compreensão de Deus, mesmo no meio dos escombros, de relacionamentos e falhas humanas.

Lembre-se do Senhor, que é grande e temível, voltemos a celebrar a sua felicidade.

2. Creia que Deus frustra os planos do inimigo.

"Os nossos inimigos descobriram de tudo e que Deus tinha frustrado os planos deles" - Neemias 4.15.

Olha que intervenção divina, creia que Deus age em seu favor, Ele intervêm na hora certa. Na hora da sua dor, o inimigo tenta te desanimar achando que é capaz de te vencer e a obra não será concluída, mas em nome de Jesus permaneça firme no propósito, duplique seu esforço, levante suas armas, resista ao inimigo e ele fugira de você (Tiago 1.9).

3. Intensifique suas orações e aumente a vigilância.

"Porém, nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles" - Neemias 4.9-13.

Precisamos orar com fé, e ao mesmo tempo estarmos vigiando, e crendo que mesmo em situações difíceis a melhor resposta vem do Senhor para nós. Muitas vezes é melhor ficar com a boca fechada, vigiar e continuar e clamando o socorro do Senhor, e trabalhando na reconstrução.

4. Trabalhe e lute ao mesmo tempo.

"Com uma das mãos transportavam material e com a outra seguravam a arma" -  Neemias 4.17.

Quando as estrelas já brilhavam no céu, o muro da cidade tinha 2,5 km de comprimento, cerca de 2,5 de espessura e representava um empreendimento prodigioso.

Não permita que os desapontamentos o façam parar, não pare mesmo cansada da labuta. Lute. Não baixe a guarda. Mesmo através da sua dor seja um instrumento de cura para muitos, porque do Senhor vem a tua vitória e a recompensa.

Sinta-se recompensada, a batalha valeu a pena, você não é apenas uma pedra queimada, mas é uma jóia de ouro que passou pelo fogo, está sendo ainda lapidada para ornamentar algo lá no céu.

O Senhor procura por homens e mulheres que possam estar acima da sua própria injúria, experimentados, resistentes e dispostos a ajudar outras pedras queimadas a se encaixarem no seu lugar a fim de edificar o templo.

__________

Márcia Padilha é professora de português e inglês e bacharel em direito.

Artigo publicado originalmente na revista Semeando Boas Novas; ano 7; número 79; setembro de 2011.  Publicado com pequeninas alterações com vista a adaptá-lo ao blog.

Nenhum comentário: