sexta-feira, 15 de julho de 2011

Coisas de homossexual (ismo?)

Ismo = patologia?

Vejo gays e militantes da causa homossexual retificando pessoas em relação ao vocábulo homossexualismo. Segundo o "movimento", o correto seria dizer homossexualidade, porque "ismo" denota uma patologia.

Estranho bastante tal postura. Já pensou se a moda pega? Teríamos que repensar como expressar cristianismo, porque o cristão estaria sendo ofendido também. Cristialidade? E marxismo, marxilialidade? Porque os simpatizantes das ideias de Carl Marx poderiam interpretar que os consideramos doentes. Então, vamos nos acostumar com socialidade, capitalidade, e jogar para o limbo socialismo e capitalismo.

Como pronunciar imperialismo, funcionalismo, cientificismo, ceticismo, subjetivismo, relativismo, pragmatismo, criticismo? E quanto aos simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT)? Continuamos com petismo? Petidade... Que nó cego!

Tudo bem, os homossexuais merecem respeito como cidadãos, mas precisa exagerar a esse ponto?

A criticidade (ou criticismo?) desse artigo é de autoria de outra pessoa, mas me engajo e endosso o conteúdo por inteiro. Achava estranho, via outros estranhando também. E resolvi publicar.

Ismo é um sufixo

Sufixo é um afixo que se une à parte final do radical, transformando-o substancialmente e condicionando-lhe não apenas no sentido, mas também a classe gramatical. A junção de palavras, sufixação, forma substantivos, verbos, adjetivos, advérbios.

Temos:

• sufixo nominal
Eles dão origem a uma palavra derivada, que seja nome, substantivo ou adjetivo: papel + ada; arroz + al; arma + mento.

• sufixo verbal
Tard + ar; entard + ecer.

• sufixo adverbial
Tardia + mente; suave + mente.

• sufixo aumentativo
Grand + alhão; boc + arra.

• sufixo diminutivo

Burr + ico; pequen + ino; chuv + isco.


O sufixo "dade" significa "modo de ser", caracteriza o individuo. Já o "ismo" determina um grupo.

Quando se aplica o sufixo "ismo" as confissões ou grupos está se referindo ao conjunto de crenças ou doutrinas desse determinado grupo, seja no campo da religião (catolicismo, protestantismo, anglicanismo, espiritismo, entre outras), no campo acadêmico (calvinismo, wiclefismo, arminianismo, hildebrandismo, metodismo) entre outros campos (políticos, idéias, filosoficos).

E.A.G.

Consulta: Enciclopédia Ilustrada do Conhecimento Essencial - Reader's Digest - 1ª edição, junho 1998.

Um comentário:

Gaby Mendes disse...

Muito bacana! vou divulgar este post já! rs