terça-feira, 12 de abril de 2011

Aquiles, Dr.House e a Glória de Deus


André Filipe, Aefe!
Aquiles é um herói da mitologia grega. Quando Aquiles nasceu, é profetizado à sua mãe que seu filho iria morrer na guerra de Tróia, mas que seu nome seria glorioso. Sua mãe, porém, para não perdê-lo precocemente, esconde-o entre as mulheres.
Quis o destino que ele fosse encontrado, e escalado para a guerra. Sua mãe, pedindo para que não fosse, revela a profecia, deixando Aquiles num difícil dilema que até hoje os seres humanos se deparam: ter uma vida monótona e sem glória, mas duradoura; ou uma vida de aventuras, gloriosa, mas curta e cheia de sofrimento.
House, personagem médico da série homônima da Universal Channel, em vários episódios é apresentado com o mesmo dilema: o personagem é triste, sozinho, castigado com dor na perna e usuários de drogas. Mas um médico fora do comum. Somos levados a crer durante a série que sua dor, solidão e drogas, fazem dele um médico genial, daí que o doutor busca a cada episódio arruinar sua vida pessoal tendo em foco a glória do seu próprio nome.
Não há maior motivação para um homem enfrentar a dor e o sofrimento que a glória pessoal, e modernamente homens e mulheres têm sacrificado a vida, em paz, tranquila e longa, para um mergulho no trabalho, nas drogas, numa vida desregrada ou de aventuras, e até, em último caso, inscrever-se para o próximo BBB.
É um paradoxo difícil: sacrificamos a vida para que o nosso nome (ou nossa glória) permaneça após a morte, ultrapassando o tempo e o espaço limitado a nós. Estar acima dos demais homens vale uma vida curta e de sofrimento.
A Palavra de Deus não nos convida para uma vida mansa e longa, como se estivéssemos num estado de espera. Mas também, por outro lado, não é uma opção essa busca ensandecida pela glória do próprio nome, como a busca dos moradores de Babel em Gn 11.4: “Vamos construir uma cidade (...) Assim nosso nome será famoso".
Mas a proposta de Deus a Abrão é tentadora, em Gn.12.1-2:
"Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”.
Ou seja, saia desta sua vida confortável em que você é reconhecido como príncipe, saia da casa dos seus parentes em que há certezas e paz, obedeça-me sendo uma bênção para todos os povos, brilhando em sua face a Minha (de Deus, não sua) Glória, e Eu (Deus, não você) tornarei seu nome Glorioso. Viva para a Glória, não sua, não da empresa, não da nação, mas para a Glória de Deus!
O conhecimento da Glória de Deus se espalhará por toda a terra, isto é promessa e podemos esperar com confiança. Entre todos os povos, todas as línguas, a Glória do nome de Deus estará presente. Deus nos convida a participar (como servos inúteis) dos grandes atos de Deus na execução desta promessa, brilhando em nós a luz de Deus, numa aventura de vida buscando o Reino de Deus e sua justiça.
Não há preço alto demais para tamanha aventura!

Nenhum comentário: