quinta-feira, 17 de março de 2011

El Shadday


O Japão sacode, treme, queima e fumaça. O mundo convulsiona. O tsunami que sucedeu o terremoto atravessa o Pacífico e gera ondas de 2,5 metros na Califórnia/EUA. Estamos conectados na alegria e na tragédia. A dor só muda de proporção. Onde não há terremoto e tsunami as notícias de violência sacodem. Violência sexual, doméstica, violência nos assaltos e feitura de reféns lá fora aonde a comunidade convive com seus dramas. Aonde está Deus? A recorrente reclamação ganha força na boca dos que ignoram o panorama da história. Deus está vendo, olhando com seu olhar que perscruta todas as situações, de maneira poderosa e imensurável.

Aonde está o homem? Atônito e incapaz diante da fúria, da impossibilidade, diante de uma das coisas mais caras a nós: o controle. Não temos controle é a conclusão desoladora, do Japão aos EUA nada podemos prever com detalhes. Somos limitados, graças a Deus. Só ele domina sobre tudo.

Ps: Este post não é um libelo do triunfalismo escatológico. Reconheço por princípio que não podemos tripudiar sobre a desgraça a alheia. Que Deus tenha misericórdia do Japão, do mundo. E que os homens compreendam que só Deus é capaz de salvar-nos a todos.

Nenhum comentário: