quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A festa dos leprosos 2aRs.7

“Tendo chegado às imediações do acampamento os leprosos entraram numa das tendas. Comeram e beberam; pegaram prata, ouro e roupas e saíram para esconder tudo. Depois voltaram e entraram noutra tenda, pegaram o que quiseram e esconderam isso também”. 2aRs.7.8.
André Filipe, Aefe!
também em: www.imagemesemelhanca.com  
 
A Síria, comandada por Ben Hadade, cerca Samaria, capital de Israel. O cerco era algo como um embargo econômico, que impedia qualquer israelita de sair de Samaria. Daí que a provisão de alimentos acabava e forçava a rendição, sem batalha. O cerco da Síria durou tanto que chegou ao ponto de uma mãe devorar de fome o próprio filho (2aRs.6.28-29)! A situação era caótica e desesperadora por trás dos muros de Samaria.
Quatro leprosos, sem opção favorável, resolveram aposta na rendição, e saíram de Samaria para se entregar ao exército de Ben Hadade. Os leprosos, assim, por toda a vida haviam sido marginalizados, mas agora são testemunhas de um grande milagre: o exército inimigo fugira sem qualquer ameaça de Israel, mas pelo temor do Senhor, que mandara seu exército celestial. O exército Sírio fugiu, deixando para trás alimentos e objetos preciosos: foi a festa para os leprosos, que se fartaram até o fim da tarde, esbaldando-se em alimento e saqueando o tesouro inimigo.
Observemos: não havia mais inimigo, pois o Senhor os havia derrotado, mas o povo não sabia, e por isso, sofriam a tragédia da fome e do desespero. Sofriam por um inimigo já vencido, enquanto os leprosos esbanjavam-se com os seus despojos.
Quantas vezes não ficamos na mesma situação dos leprosos: sabemos que Cristo já venceu a morte, nos livrou do pecado e ficamos a se esbanjar, saqueando os inimigos enquanto há tantos eleitos de Deus que estão como o povo em Samaria, sofrendo por um inimigo já vencido. Vivemos uma vida sem nos preocuparmos com a Samaria caótica, que necessita de uma única boa notícia, e nos esquecemos que antes éramos leprosos devorados pelo pecado.
Que o nosso coração nos acuse, dia-a-dia, tal qual o de um dos leprosos: “Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados. Se esperarmos até o amanhecer, seremos castigados” (7.9).

Sugestão de oração: “Senhor, que eu não fique em festa, me esbanjando com os despojos inimigos, mas que minha boca e meu coração estejam prontos para testemunhar da boa notícia da Salvação em Jesus Cristo. Amém”.

Nenhum comentário: