sábado, 23 de janeiro de 2010

Blogs evangélicos em quatro aspectos



Agenda 2012

João Batista Cruzué

Recebi, um dia desses, um email de uma pessoa amiga contando que ainda estava um pouco atrapalhada sobre o que escrever em seu blog, principalmente, porque dispunha de pouco tempo. Daí, pensei em abordar QUATRO ASPECTOS muito interessantes sobre este assunto, visando contribuir com mais tijololinho na edificação das comunidades de blogueiros evangélicos e aumento na publicação de conteúdo cristão na NET. É sempre bom lembrar que não conheço tudo nem sou o melhor mestre em blogs.

A VISÃO. quando você conhece de perto a necessidade de escrever e publicar seus textos em blogs, sua consciência se aviva e você descobre que precisa assumir um compromisso com Deus. Se você blogar simplesmente por modismo ou vaidade, um dia vai se cansar e parar. Creio que muitos já leram (mas nem todos) meu testemunho de como adquiri a visão de escrever e publicar minhas experiências com Deus, e o testemunho do que Ele tem feito na minha vida para edificação de quem está do outro lado.

Eu adquiri visão do assunto, há uns cinco anos, quando digitei a palavra "church" na Internet, esperando aparecer um site de uma Igreja cirstã estrangeira. Mas em lugar disso, apareceu um portal da igreja de satanista, incluindo a imagem de um bode de barbicha e chifres. A princípio foi um choque pois não estava preparado para a surpresa. Com tanta Igreja Evangélica e Católica no mundo, porque nenhuma estava na primeira posição do browser, para edificar alguém? Aquilo ficou martelando em minha mente, até que cheguei à conclusão de que as lideranças das Igrejas Evangélicas do mundo todo eram passivas, atrasadas em tecnologia da palavra escrita, uma vergonha, considerando que 500 anos atrás, a primeira máquina de Imprensa foi criada para imprimir a Bíblia.

Depois, analisando com mais calma vi que a carapuça caía justa na minha cabeça - porque eu havia me esquecido de que era uma das lideranças. Naquela mesma época já andava bisbilhotando os blogs do UOL. Eram chatos, complicados, e tinham pouco espaço. Ao sair do UOL, comecei a procurar um Portal que oferecesse serviços gratuitos para publicação de Blogs. Encontrei o www.blogger.com do Google. Eu já tinha conhecimento de que nos Estados Unidos eles definiam eleições presidenciais. Cheguei a subscrever o Blog do John Kerry que disputou e perdeu a eleição para o Bush. No meu caso, eu já tinha alguma experiência com a publicação da PALAVRA ESCRITA, pois já editara Jornal Evangélico no final dos anos 80.

Meus primeiros escritos foram publicados no antigo site do Pastor Silas. Como eles alcançavam muitos leitores, achei que poderia crescer e publicar com as próprias pernas. Eu comecei com TESTEMUNHOS. Eu e minha família sofremos muitas privações com os 11 anos de desemprego que passei, e, achei que a vitória que Jesus Cristo me dera, eu deveria contar para o mundo. Eu não ia ficar de boca calada. E a todos os blogueiros que estiverem em contato comigo diretamente ou indiretamente, sempre tenho compartilhado a mesma visão: Blogs levam a Palavra de Deus na forma escrita para leitores em qualquer lugar do mundo. Se você não sabe o que deve escrever, comece contando as bênçãos que Deus tem feito na sua vida.

O DISCURSO OU COMO ESCREVER: é muito simples. Quando escrever, imagine que seu melhor amigo ou amiga esteja diante de você. Os melhores mestres de blogs ensinam que blogar é semelhante a escrever para uma pessoa amiga. Quer ver a diferença?

Este é um discurso de blog: Oi meu irmão, estou aqui, neste momento, escrevendo este texto, porque sei que Deus vai usar você poderosamente em textos que vão levar a voz de Deus diretamente ao coração dos leitores de seu blog. Ou: A paz minha irmã, sabe aquele texto que você escreveu ontem, contando aquela vitória que Jesus lhe deu? Você não sabe, (e talvez nunca vá saber) mas do outro lado do mundo, havia um brasileiro que estava navegando na Internet, à noite, e deu de cara com seu testemunho. Durante a leitura daquele mesmo texto, que você achou tão fraco, o Espírito Santo começou a falar no coração daquele moço, e entre lágrimas ele renovou sua confiança em Jesus.

Este já NÃO é um discurso ideal par blogs: Irmãos vocês devem escrever textos de testemunhos para publicar em blogs para que Deus possa usar o que estejam escrevendo"

A diferença entre os dois discursos: Blogs são veículos de comunicação informais. O discurso pessoal, direto, olho-no-olho, é a forma de linguagem mais adequada. Ele é forte, íntimista e eficiente. O outro discurso , não fala diretamente, não olha olho-no-olho, não considera a pessoa do receptor, a pessoa mais importante no diálogo. Um fato a ser notado é que o discurso pessoal e direto, olho-no-olho, pode ter milhões de recepores, cada um deles sendo chamado de "você". Quer um fato concreto? Em todos os emails e posts da campanha presidencial de Barack Obama foram usados este tipo de discurso.

POR QUE É PRECISO ESCREVER? Você vai escrever para glorificar o nome do Senhor. Assim como ninguém nasce falando, nem andando, nem lendo, você vai ao longo dos anos melhorando e melhorando, se em algum momento de sua vida apareceu um desejo de criar um blog para colocar nele coisas de DEUS, saiba que é muito provável que a VONTADE de Deus esteja por trás disso. Se satanistas, prostitutas, gays, traficantes, cassinos e terroristas, dia e noite publicam conteúdos que ofendem a santidade de Deus, aqueles a quem Deus de alguma forma mostra esta realidade, também podem, se quiserem, tirar um tempo necessário, uma vez por semana, ou duas, ou três, para redigir textos com testemunhos, ou mensagens, ou poesias, ou sermões para publicar em Blogs na Internet. A Palavra escrita na direção de Deus, vai e produz o efeito desejado por Deus, não voltando de maneira nenhuma vazia.

COMO MELHORAR SEUS TEXTOS - Uma paráfrase de Romanos 12:2 "E nunca fique satisfeito com sua bagagem cultural de blogueiro, mas renove dia a dia o seu conhecimento da língua portuguesa, para que seus textos gradativamente galguem os degraus da escada da perfeição. O primeiro degrau é bom, o segundo degrau é agradável e no terceiro degrau você estará perfeito. Minha sugestão: há bons manuais de redação em boas livrarias. O meu, "Tecnicas de Redação" é bastante antigo, não sei se ainda existe para venda. O nome do autor é João Bosco Medeiros, da Editora Atlas.

Aí está o texto prometido. Dos quatro aspectos abordados, todos são importantes, mas eu creio que a VISÃO é o combustível que pode levar à conquistas de feitos que você ainda nem sequer pensou, mas que estão no coração de Deus a sua espera.

Nota: este texto está publicado em Blogs na Comunidade da UBE sob o título "Aula de Blogs-nº2."


|ubeblog.com|

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Interessante o segundo ponto que abordou, sobre o discurso. Pessoas já me falaram várias vezes que gostam do jeito que eu escrevo porque é muito pessoal. Eu falo demais e quando vou escrever é como se estivesse reproduzindo uma conversa.


Adorei a paráfrase de Romanos 12:2. A pessoa não deve deixar de escrever porque não é bom de português, mas a partir do momento que começar, será necessário se aperfeiçoar sempre.

Fica na paz!