quinta-feira, 2 de julho de 2009

Você conhece o Tumblr.?

*

Um serviço de blogs, criado no longínquo ano de 2005, tem feito um bom sucesso lá fora, e começa agora a despontar entre os brasileiros: é o Tumblr.

O Tumblr é um sistema de Microblog, ou melhor, Tumblelog, que tem suporte para muitos recursos, como imagens, vídeo, sons, bate-papo e etc., tudo de maneira extremamente simples.



A Wikipédia define assim os Tumblelogs:

Tumblelog é uma variação de blog que favorece pequenos posts de diversos tipos de mídia. Formatos comuns de posts em tumblelogs são links, fotos, citações, diálogos e vídeo. Diferente de blogs, esse formato freqüentemente é usado para expor as criações, descobertas, ou experiências do autor sem o comentário dos leitores.”

Simplificando, o Tumblr seria na verdade um serviço intermediário entre microblogs como o Twitter e blogs como os da Blogger e WordPress.

O serviço funciona muitas vezes como um Twitter, onde você pode repostar (republicar) textos de outros blogs que você acompanha (como no Twitter), com a facilidade de um simples clique num botão. E o melhor é que, ao contrário do Twitter, você não fica preso ao limite de 140 caracteres por post. Pode escrever à vontade.

Outro atrativo que salta aos olhos no Tumblr é a interface limpa, super simples, onde o conteúdo de seus posts tem todo o destaque, e não o layout do blog. Minimalismo à serviço da mensagem, em detrimento do meio.

E há ainda muitos outros recursos a serem explorados, como a elogiada capacidade de se efetuarem posts diretamente a partir do celular (coisa que outros serviços fazem, mas com muito mais complicações...).

Caso tenha ficado curioso, visite o serviço: http://www.tumblr.com

Criei um blog lá, a título de teste, em: http://poesia.tumblr.com/

Sammis Reachers

Nenhum comentário: