quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma pregação

Leia a Bíblia para ter fé!

Texto-introdução: “Enquanto falava, uma mulher de entre a multidão gritou: Bendita seja a tua mãe, o ventre de que nasceste, e o peito que te deu leite! Ao que ele respondeu: Antes benditos são todos quantos ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.” — Lucas 11.27,28 (O Livro).

O povo não lê a Bíblia. Sério mesmo! A gente não lê a Bíblia.

Algumas provas disso:

Tem gente que diz: “Quando Moisés com o povo atravessar o Mar Vermelho isso foi possível porque as águas eram baixas, as mares naquele lugar aumentavam e diminuíam rapidamente, ou então o povo foi pisando de levinho...” Mas a Bíblia diz: Ex 14.22 (LER); Ex 15.8 (“se amontoaram”); Salmos 66.6; Salmos 106.9 (“como por um deserto”); Isaías 51.10; Isaías 63.11-13 (cerca de 700 anos depois de Moisés).
Toda a história de um povo está baseada nisso! Você não pode negar isso. A Bíblia não é mitologia. “Ah, mas isso aconteceu só uma vez na vida. Deus criou as Leis da Natureza e pode as quebrar de vez em quando.” Mas não... Isso aconteceu mais 2, quero dizer 3 vezes. A correnteza do Jordão foi bloqueada e o na hora de conquistar a Terra Prometida o povo passou de pés enxutos (Js 3.17). Centenas de anos depois Elias (antes de ser levado pela carruagem de fogo) atravessou o Jordão (igual com o Mar Vermelho) entre duas paredes de água (2 Reis 2.8) e na volta Eliseu (agora com porção dobrada) bate com o manto de Elias no Jordão e grita: “Cadê o Deus de Elias?” e as águas se abrem ao meio e ele atravessa de pés enxutos. Você pode até explicar cientificamente todos esses milagres. Mas quero ver você explicar Jesus andar sobre as águas em meio a uma tempestade (Mt 14.22-36; Mc 6.45-56; Jo 6.16-24). Isso foi relatado em 3 Evangelhos diferentes, dos quais 2 eram testemunhas oculares.

Tem gente que se diz cristã, mas não conhece Cristo! Até hoje não leu nem a Biografia de Jesus que está escrita em Mateus, Marcos, Lucas e João. Se você se considera cristão e até hoje não leu isso. Pode desconfiar um pouco... Você vai acreditar em tudo que te dizem? Já me ensinaram muita coisa errada na igreja.

Tem gente que diz que na época de Nabucodonosor...
(Uma vez um amigo meu me falou que não acreditava que Jesus tinha existido. Eu respondi: Oh animal... César, Herodes, Pilatos também não existiram não! A dúvida não é o sinônimo da inteligência, muitas vezes é sinônimo de burrice. A ciência começa com a fé. No método científico a 1º coisa que nós temos é uma hipótese, uma crença, e depois vamos provar se aquilo existe ou não.)
Então... Tem gente que diz “quando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram jogados na fornalha de fogo não estava tão quente assim, que tava faltando lenha, que eles ficaram na pulando com ponta dos pés...” Mas em Dn 3.21,22 fala que Nabucodonosor tinha mandado a fornalha se aquecer 7x mais. E os soldados que estavam levando Sadraque, Mesaque e Abede-Nego morreram queimados quando foram os jogar lá.
Na época do rei Dario, o Persa, quando Daniel foi punido por orar em um tempo que tinham criado uma lei para só se fazer petições ao rei durante 30 dias. Tem gente que diz que os leões da cova (dos quais um anjo tampou a boca) “os leões tavam sem fome, era apenas uns leõezinhos de estimação”. Mas a Bíblia diz que os inimigos de Daniel que foram jogados na cova pouco tempo depois despedaçaram os ossos (comidos pelos leões) antes deles chegarem no chão (Dn. 6.24). Os leões pensaram: “Gente, acabou o jejum de Daniel vamos tirar o atraso!” Opa, era o jejum do Daniel. =P

Tem gente que acha que Jesus era analfabeto “Tadinho dele, morreu pelado, pegaram ele lá de bobeira e pregaram ele na cruz” . Mas vou provar que não: Lucas 4.16-19 (LER e enfatizar a parte que fala que era costume dele fazer aquilo), e em João 8.6 na passagem em que uma mulher é pega em adultério fala que Jesus escrevia no chão.

A maioria das crianças judias com cerca de 6 anos iam para escola aprender o Pentateuco. Elas eram ensinadas por Rabinos, aí o 1º módulo ia até os 10 anos. Chamava “beit sefer” e a maioria das crianças memorizava o Pentateuco. Tendo no fim dos seus 10 anos cada palavra do Pentateuco ficava na cabeça delas.

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômios (mostrar o tamanho na Bíblia) tudo decorado.

Aí a maioria parava de estudar. Mas alguns continuavam (Jesus como era da classe média, criado por carpinteiro, provavelmente fez esse 2º módulo). E faziam o “beit Talmud” onde eles decoravam o resto da Tora, que é todo o Antigo Testamento, de Gênesis a Malaquias (mostrar o tamanho na Bíblia) tudo decorado. Isso aos 14 ou 15 anos. E depois disso alguns eram treinados para serem Rabinos, que só era permitido aos 30 anos de idade.

Jesus era um Rabino, ele começou seu ministério aos 30 anos. Então não me venha chamar Jesus de burro!

Tem gente que acha que Lázaro não ressuscitou. “Ahh, Lázaro tinha aquela doença que o cara dá uma apagada mais depois de um tempo volta.” Mas 2 dias antes de chegar no local avisaram a Jesus que Lázaro estava doente (Jo 11.6), isso significa que Lázaro estava passando mal. Quando Jesus finalmente chegou à cidade já faziam 4 dias que Lázaro estava morto, e inclusive ele estava fedendo (Jo 11.39). Isso não aconteceu só essa vez. Na Bíblia temos várias histórias de ressurreição. Jesus ressuscitou “talita cumi”, amém?? Misericórdia, Jesus ressuscitou a filha de Jairo, “talita cumi” significa em Aramaico: “menina, eu lhe ordeno, levante-se!” (Mt. 9.23-26; Mc 5.26-43; Lc 8.49-56).

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” — João 11.25,26 (NVI).

E fica a pergunta... Você crê nisso? Você crê que é salvo? Você crê no que a Palavra diz?

O difícil não são as quase 9 horas de estudo para preparar isso. São os 20 minutos de recreio para pregar 'só isso tudo'...

Um comentário:

Ev.Jailson Trajano disse...

Gostei muito do seu blog!
Parabens!
fique na Paz!