terça-feira, 18 de março de 2008

Ana, Elcana, Penina e o elefante

.
Uma reflexão sobre a questão das distribuições das revelações divinas entre nós.

Certa vez num final de semana por conta do Dia das Mães eu ouví três mensagens no texto de 1º Samuel.

Você já conhece essa história bíblica? Aquele relato sobre Ana, que não gerava filhos, o marido Elcana e Penina.

Como é tão curioso perceber como pode surgir uma gama tão grande quanto à compreensão sobre um mesmo tema! Recebi diversas nuances sobre um único assunto...

Pensando sobre a profundidade que há na Palavra de Deus eu comentei em um blog: a Mente de Deus é profunda demais para que os seres humanos, com a mente limitada que têm, possam sondar e apreender inteiramente os pensamentos divinos. E o Senhor, sabedor que é da nossa insignificância, distribui em partes diferentes suas revelações entre vários servos e servas.

Nessa distribuição diversa, um mesmo assunto ganha proporções e cores diferentes em momentos e lugares distintos... Mas isso não significa que um sermão esteja errado e o outro certo.

É como a ilustração sobre dez pessoas cegas tateando um grande elefante e depois sendo obrigada a descrever a parte que tocou... O que tocou a pata, descreve o elefante por ela... O que passou a mão na tromba fala dela... Mas nenhuma das dez pessoas se equivoca ou entra em contradição com as outras descrições pois as dez partes descritas são o elefante parcialmente.
.
.
E.A.G.
.
.

3 comentários:

vitorferolla disse...

Aí amigo Sammis, dps dê uma olhada num post que eu fiz com o título "ética protestante e o espírito Capetalista" no blog do meu amigo> http://danieldliver.blogspot.com/


Abração AMIGO
FELIZ PÁSCOA!

Eliseu Antonio Gomes disse...

V. Carlos

Para sua meditação: "Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz com que tenham paz com ele" - Provérbios 16.7.

Um abraço na paz do Senhor.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

Alice disse...

Olá !! adorei seu espaço... eestou add vc ao meu !!
passa lá pra conhecer:

www.verdadesnuas.blogspot.com
www.alicenopaisdopensamento.blogspot.com