domingo, 27 de outubro de 2024

15 breves reflexões sobre Jesus Cristo, por Sammis Reachers

 


Jesus encarnado é a quebra da meta-alteridade de Deus, o infinitamente incompreensível tornado infinitamente ao lado.

 *   *   *

A um tempo Fonte e Receptáculo de todos os tesouros da Ciência e da Sabedoria: enquanto permanecermos reféns do pó, jamais entenderemos tudo o que Ele FUNDOU naquela CRUZ. O mistério da encarnação, a sublimação máxima: um muro para o entendimento, uma esperança instigante para os ainda agrilhoados ao pó, pela revelação vindoura da glória imarcescível - e então PLENAMENTE compartilhada.

 *   *   *

Quanto mais acumulo quer riquezas quer dívidas, amigos ou opositores, decepções ou alegrias, e experiências com os anos de vida, mais percebo que, estando cheias ou vazias minhas despensas, para tudo, sobretudo e contra tudo, Jesus é tudo o que tenho.

Sou um cristão e, deixados os eufemismos no capacho, isso significa que não há um centímetro do corpo de Cristo que eu não tenha apunhalado, e persista em perfurar novamente, num vai-e-vem tragicômico de crimes e arrependimentos. Cada segundo de respiração minha é um absurdo, uma explosão milagrosa, cataclísmica, de perdão e graça. Kierkegaard falava com razão que a fé verdadeira exige um salto para o absurdo, e a loucura da cruz, do Deus apunhalado, é esse absurdo.

 *   *   *

Seria impossível aproximarmo-nos satisfatoriamente de Deus se Ele não se tivesse feito homem. E isso não pela ausência ou ineficiência de qualquer revelação, mas sim porque, seres caídos (e isso significa: mui distanciados), ser-nos-ia impossível evitar a desconfiança, seja da maior das graças, seja do maior dos deuses, tão distanciadamente alto, que vê-lo é impossível, vê-lo é morrer. Mas, como desconfiar do andrajoso Rabi, o melhor dos homens?

 *   *   *

Seria impossível aproximarmo-nos satisfatoriamente de Deus se Ele não se tivesse feito homem. E isso não pela ausência ou ineficiência de qualquer revelação, mas sim porque, seres caídos (e isso significa: mui distanciados), ser-nos-ia impossível evitar a desconfiança, seja da maior das graças, seja do maior dos deuses, tão distanciadamente alto, que vê-lo é impossível, vê-lo é morrer. Mas, como desconfiar do andrajoso Rabi galileu?

 *   *   *

A um tempo Fonte e Receptáculo de todos os tesouros da Ciência e da Sabedoria: enquanto permanecermos reféns do pó, jamais entenderemos tudo o que Ele FUNDOU naquela CRUZ. O mistério da encarnação, a sublimação máxima: um muro para o entendimento, uma esperança instigante para os ainda agrilhoados ao pó, pela revelação vindoura da glória imarcescível - e então PLENAMENTE compartilhada.

 *   *   *

Eu não sei quem eu sou, mas Cristo, sei bem quem tu és. E sabendo quem és, em ti encontro quem sou.

 *   *   *

Às vezes pode ser cansativo, algumas vezes até irritante, e vezes há que até mesmo, sim!, é humilhante.

Mas nada se compara ao suportado pelo CORDEIRO.

ELE é digno. No dia mau, na crise, quando não puder suportar sequer a expressão do próximo, ou quando não puder suportar sequer o seu próprio rosto no espelho, olhe nos imutáveis olhos do Cordeiro. Apanhe força, arranque-a da Fonte.

Continue seu combate, seu serviço, sua missão.

 *   *   *

Maria busca a máscara chamada filhos; João, a máscara dita paz. Antônio a máscara poder, Marcela a máscara fama. Desmascaradas suas fragilidades, o que todos buscam é por redenção. E só o Cristo, aquele que ressuscitou, a possui e a dá, graciosamente, a quem lhe pede.

 *   *   *

Somos deuses suicidados, ressuscitados por Deus que por nossas mãos se suicidou.

“A palavra da cruz é loucura para os que perecem”.

 *   *   *

Deixar de compartilhar a verdade com medo de magoar o ouvinte, é acabar magoando a verdade.

E a verdade não é uma relatividade ou generalidade, mas uma singularidade, um ‘norte’ fundacional para todas as coisas. Ao fim e ao cabo, a verdade é uma pessoa: Cristo, de onde toda verdade emana.

 *   *   *

Há rei que peça que você mate; há Rei que peça que você morra. Inevitavelmente um desses dois vai definir seu estar e seu porvir. O que lhe solicita que morra é na verdade Senhor da Vida, e a dará a você, a Vida além do tempo, além do calculável. O que ordena que você mate, ao fim e ao cabo nada pode, senão morrer contigo, e arrastá-lo para compartilhar para sempre de seu castigo, o castigo dos usurpadores. Pois só existe um Rei.

 *   *   *

Em Cristo as genealogias são pó, assim como é pó toda honra obtida ao largo da cruz.

 *   *   *

Toda rota que não leva a Cristo é rota de colisão.

 *   *   *

Descobrir que Jesus existe,

Descobrir quem Ele é:

Eis tudo.

_________________________________

Sammis Reachers

Outras frases e reflexões do autor podem ser encontradas no pequeno e-book gratuito Sabenças & Sentenças da Missão. Para baixar o arquivo do livro, CLIQUE AQUI.




Nenhum comentário: