quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A VELHICE DIANTE DE DEUS - Pastor José Britto Barros



 Pastor José Britto Barros

 

Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o resíduo da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e levei desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos trarei; eu o fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei e vos guardarei. Isaias 46. 3 e 4

 

É maravilhoso poder confiar em Deus, especialmente quando já pertencemos ao grande grupo da chamada Terceira Idade, que agora tem muitas designações, inclusive somos chamados A IDADE DE OURO...

Como crente que sou de longas datas, tendo sido batizado aos 15 anos hoje já conto com 67 anos como membro de Igreja e 57 anos de consagração ao Ministério da Palavra, nos meus já 81 anos de vida, o que considero grande privilégio, pois poucos conseguem chegar a essa idade. Com cinco cirurgias, diabetes, má circulação, glaucoma no olho esquerdo, mesmo assim continuo realizando muitos trabalhos, viajando cada mês para pregar a divina Palavra com atividades as mais variadas, de E B Fs a Congressos com vários grupos. Louvo a Deus por tudo isso e enquanto for do seu agrado assim estarei laborando para honra e glória do Senhor Jesus, vou continuar, enquanto puder viajar e receber convites para pregar.

Vamos então meditar juntos sobre  A VELHICE DIANTE DE DEUS, pois como Ele garante em sua Palavra é Ele que nos está levando desde o ventre. A Palavra lida é muito clara e muito forte. O que realmente vale para crentes verdadeiros é A PALAVRA DE DEUS. Nunca terão valor para os servos do Senhor as opiniões e revelações fajutas de A ou B, nem tão pouco os ACHISMOS de supostos líderes que nada têm da Revelação Divina. Quando Simeão colocou Jesus nos braços ele orou  

assim: “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, SEGUNDO A TUA PALAVRA, pois os meus olhos já viram a tua Salvação...”(Lucas 2. 29 e 30)Note bem: SEGUNDO A TUA PALAVRA. Não foi qualquer suposta revelação de Bispos e Bispas e Apóstolos e Apóstolas vaidosos dos seus cargos e títulos que a TV apresenta, mas quase todos mentirosos, que estão por aí enganando e sendo até presos pois já foram encontrados com dinheiro escondido dentro de cuecas e até de uma Bíblia, sem sequer respeitarem o Livro Sagrado. Baseados no texto de Isaias consideremos alguns aspectos deste assunto.

    A VELHICE DIANTE DE DEUS E NOSSA HISTÓRIA. Deus disse: “Vós  a quem trouxe nos braços desde o ventre.” Cada um de nós tem     sua história dentro do plano de Deus. Alguns foram o primeiro  a nascer na sua família, ou o último dos filhos, ou o primeiro  neto ou a primeira neta, alguns perderam os pais logo cedo, alguns ainda têm pai ou mãe, alguns já não têm mais ninguém dos seus ancestrais e assim vamos, e essa é a história de cada um e Deus diz que Ele é que nos trouxe em seus braços desde o  ventre. Então Ele é o autor da história da nossa velhice.  Contamos com Ele sempre e assim cantamos vitória, mesmo que   não nos faltem problemas e dificuldades,mas Ele nos faz superar tudo e continuamos a viver para honra e glória do seu nome. Somos bem aventurados em termos a história da nossa velhice escrita e dirigida por Deus, e assim vamos continuar até  às cãs, sem solução de continuidade. Essa é a nossa garantia dada por aquele cujas promessas nunca falharam nem irão falhar jamais.Gosto de citar que na minha história está a tomada de posição dos meus avós maternos em seguir a Jesus em 1914 como os primeiros protestantes na pequena cidade de São Bento-MA onde o catolicismo dominante quis dominá-los, mas foram achados fiéis a Jesus até à morte. A Padaria do meu avô foi amaldiçoada pelo Padre e o povo não mais comprou o pão do sr. Luiz que agora virara protestante e o pão passara a ser do Diabo e quem o comesse estaria sujeito a ficar doente. Hoje naquela cidade há muitas Igrejas Evangélicas como resultado  daquela semente que deu ricos frutos para a vida eterna. Netos  e bisnetos e um tetraneto daquele casal são Obreiros da causa  invencível do Cristo a quem eles serviram com amor e fidelidade, levando de roldão todas as perseguições a eles e aos seus descendentes. No Grupo Escolar(do Município) onde estu   daram seus netos tínhamos  que chegar antes das rezas pois do  contrário não poderíamos assistir as aulas... Mas a minha velhice tem sua história com os brilhos que Deus deu aos meus  ancestrais, levando-os em seus braços, apesar de todos os empecilhos que o inimigo preparou mas foi derrotado. 

2. A VELHICE DIANTE DE DEUS E NOSSOS LIMITES. Começamos com os limites da nossa chegada a este mundo.  Por isso que Deus disse que nos trouxe nos braços desde o ventre, e até à velhice Ele será o mesmo. Não podemos ter qualquer dúvida. Fomos limitados ao nascer e continuamos limitados na velhice, mas Ele nos conduz. Eu já não posso abaixar-me para pegar o que cai... No passado fiz muitas proezas... aos 25 anos carreguei uma máquina de costura do térreo para o primeiro andar, com dois lances de escada, e o fiz SOZINHO... era uma daquelas máquinas enormes, cinco gavetas, pés de ferro e mesa de madeira pesada...Hoje não devo pegar mais que cinco quilos nas duas mãos, não posso correr para pegar ônibus nem aproveitar final de sinais de trânsito... Limites de estar sentado muito tempo, de comer  pouco, tomar oito comprimi-dos por dia,  taxas de açúcar, colesterol...e assim por diante. Tudo limitado. Mas Deus diz que estará conosco até às cãs... eu não as tenho porque já não tenho cabelos... mas aqueles limites da idade estão presentes onde quer que  eu vá. Entretanto nos meus limites sei que Deus me leva em seus braços. 

3. A VELHICE DIANTE DE DEUS E OS NOSSOS BENS.  Deus nos concede ter algumas coisas e quando a velhice chega alguns têm muitos bens ou muitas coisas de valor. Nada vamos levar conosco. Assim é bom que façamos distribuição do que temos conforme nossos desejos. Enquanto podemos façamos essa distribuição dentro dos planos de Deus para que ao partirmos eles não sejam mal baratados sem qualquer consideração aos nossos desejos.  Fui Pastor de uma rica senhora proprietária de muito gado, quilos de ouro, casas, etc. A casa onde morava ela dizia que seria da Igreja após sua morte. Ela era membro fundadora da Igreja. Um dia estando a visitá-la sugeri que ela fosse ao cartório regularizar essa doação. Ela zangou-se, dizendo que eu queria que ela morresse logo. Nunca tratou do assunto. Não tinha filhos. Morta, os seus bens foram todos para os muitos sobrinhos que não respeitaram seu desejo, e aquela  casa que ela sempre dizia já ser da Igreja ficou para um dos seus herdeiros...  Faça o que tem desejo de fazer antes da sua morte. Consulte um advogado porque os herdeiros vão ter poder para contestar suas determinações, se acharem que foram prejudicados na partilha dos bens... Certa vez após uma cerimônia fúnebre fui convidado a ir à casa dos familiares para orar pelos que ainda iriam viajar. Voltamos do Cemitério. Naquela casa o que vi foi algo de arrepiar cabelos. As filhas abriram o guarda roupa e começaram a brigar pelos vestidos mais novos de sua mãe... e os sapatos que ela usara apenas uma vez e a frasqueira cheia de jóias, colares, pulseiras... uma verdadeira briga, cada uma a requerer aquilo que a mãe lhe teria destinado em vida ... “Esta ela disse que seria minha... Este brinco de diamante é meu...” É isso aí, se você tem bens não os deixe assim, distribua tudo antes de partir, enquanto pode fazê-lo para que não haja brigas sobre o seu cadáver... e pior, sem considerar seus desejos...

4. A VELHICE DIANTE DE DEUS E NOSSAS POSSIBILIDADES . Um antigo provérbio diz que “papagaio velho não aprende a falar e cavalo velho não aprende a marchar.” Pode até ser verdadecom papagaios e cavalos jáenvelhecidos. Mas tal não acontece com os servos do Senhor.  Todos aqui já ouviram ler ou já leram as palavras imortais do salmista: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes.” Salmos  92. 13 e 14.       Há pessoas que julgam os da terceira idade sem mais nenhuma possibilidade de produzir frutos. A Bíblia declara que tais serão viçosos  e florescentes e darão frutos. Abraão foi chamado aos 75 anos. Moisés recebeu o encargo de libertar Israel aos 80 anos e Arão que foi seu companheiro na entrada ao Palácio de  Faraó devia ter 84 anos e Miriam que cantaria a vitória depois da passagem pelo Mar Vermelho, dirigindo as mulheres naquela comemoração devia ter seus 87 anos. Zacarias e Isabel geraram João Batista já avançados em idade e Simeão e Ana exaltaram a Jesus no templo em plena velhice. O produtor do filme OS DEZ MANDAMENTOS realizou essa proeza aos setenta anos. Dizem que Catão começou a aprender outra língua aos 80 anos. Pessoalmente comecei a produzir os FAVOS DE MEL em 2000 quando tinha 70 anos e já vou no 8º volume; mesmo aos 81 anos continuo pregando sem repetir sermões, graças a Deus.Você tem muitas possibilidadesconforme o profeta Joel falou: “VOSSOS VELHOS TERÃO SONHOS.” (Joel 2. 28) Não fique parado. Sonhe os sonhos de Deus, faça aquilo que só você pode fazer. Ele lhe dará essa visão que fará você ter uma velhice cheia de frutos para o Reino 

5. A VELHICE DIANTE DEUS E NOSSAS ESPERANÇAS.  Quando perdemos a Esperança já não podemos mais viver. O fracasso acontece exatamente quando perdemos a Esperança. Pedro negou Jesus porque perdeu a Esperança que ele seria o restaurador do Reino Invencível. Os dois do caminho de Emaús iam tristes porque “ESPERAVAM que Jesus remisse a Israel e era já o terceiro dia que ele morrera e não tinham certeza de  sua ressurreição...” Nós somos alimentados pela Esperança. Felizmente temos Jesus, A NOSSA ESPERANÇA QUE NÃO MORRE! Anime-se, irmão idoso! Problemas nunca vão faltar, aqui, ali e além, mas o nosso Deus garantiu que nos levaria em seus braços e sua palavra não pode cair por terra. O salmista Davi era guerreiro e homem de muitas vitórias, mas reconheceu sua fragilidade e fez esta afirmação “AGORA POIS, Ó SENHOR,  QUE ESPERO EU? A MINHA ESPERANÇA ESTÁ EM TI.” Salmos 39. 7. Vale recordar as palavras finais do cantor maior dos salmos: “Diz Davi, o filho de Jessé, o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó,  e o suave cantor dos salmos de Israel: O Senhor falou por mim, e a sua Palavra esteve em  minha boca.” (I SAMUEL 23. 1 e 2) Nunca Davi perdeu a Esperança no Senhor. A velhice tirou até o calor do seu corpo e colocaram uma jovem para aquecê-lo, mas a sua Esperança no Senhor continuou viva sem qualquer desfalecimento. Seja assim a nossa velhice. E seja como for e haja o que houver a nossa Esperança esteja viva. Sejam nossas as palavras de Paulo: “O DEUS DA ESPERANÇA VOS ENCHA DE TODO O GOZO E PAZ EM CRENÇA, PARA QUE ABUNDEIS EM ESPERANÇA PELA VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO.” (Romanos 15.13)    Deus nos abençoe. Amém !   

  Dito em Paulista-PE     /   Culto dos da IDADE DE OURO

Nenhum comentário: